E-mail:  Senha:
Locação de salas
para cursos
Saiba mais e agende

Depoimentos

“Quando entrei no curso ainda estava no segundo ano, então, a princípio, não levei muito a sério as aulas e as redações. A pesar disso, só de fazer os textos aquele mar vermelho foi diminuindo toda vez que eu os recebia de volta. Durante o terceiro ano que eu fui começar a dar mais valor às aulas, já que eu percebi o quão ruim eu era e que não era impossível melhorar. Lembro do primeiro elogio que recebi em uma redação de simulado (no primeiro semestre do terceiro ano), não me aguentei de tanta felicidade! Com o tempo, parecia que cada redação um pedaço de mim e cada elogio e reclamação passaram a ser totalmente absorvidos. Quando chegou ao meu terceiro ano de curso que eu comecei a ficar satisfeita com os meus textos, mesmo eles ainda tendo muitos defeitos. Sofri muito pra conseguir fazer redações satisfatórias, até porque eu via pessoas que faziam o curso por um semestre e já tiravam nove, sendo que eu demorei um ano e meio pra isso. Mesmo assim, não desisti (ainda bem, pois valeu a pena). A pesar de tudo, o que eu mais sinto falta nas minhas sextas feiras (além da Su) é das discussões que eram pautadas durante as aulas. Cresci muito nesses três anos de curso, não tenho dúvida. Por fim, quero agradecer a todos que corrigiram minhas redações pela ajuda, em especial, a Su, que me aturou por todo esse tempo, mesmo durante as férias!”
Maria Eduarda Bouret
Ver mais
Deixe o seu depoimento sobre os cursos

Convite para Alunos de Cáceres e Araputanga

Dicas

O que é dissertação

Passos para escrever um texto dissertativo

A todo instante nos deparamos com situações que exigem a exposição de ideias, argumentos e pontos de vista, muitas vezes precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto.
Em muitas situações somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar.

Mas o que é dissertar?

Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.

A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto.
A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.

Passos para escrever o texto dissertativo

O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar.
Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto.
Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

- Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas.
Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão.

- Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.

- Conclusão: É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.

Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, não são isoladas.

A produção de textos dissertativos está ligada à capacidade argumentativa daquele que se dispõe a essa construção.

É importante destacar que a obtenção de informações, referentes aos diversos assuntos, seja por intermédio da leitura, de conversas, de viagens, de experiências do dia e dia e dos mais variados veículos de informação pode sanar a carência de informações e consequentemente dar suporte ao produzir um texto.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Conteúdo relacionado

Comentário à redação do ENEM 2015 Comentários à Redação do Enem 2014
Vírgula antes da conjunção E SÓ SE APRENDE A ESCREVER, ESCREVENDO
COMENTÁRIO REDAÇAO ENEM 2013 Saiba quais são as habilidades que o Enem exige do candidato
EÍSMO - A nova onda redutora A Argumentação
A estrutura dissertativa Sabores ou amargores
10 formas de começar um texto dissertativo (1) 10 formas de começar um texto dissertativo (2)