NOTA MIL A manutenção da violência simbólica frente à busca de valorização das diferenças

Autor(a):Arthur Nardo Kisser
O Arthur tinha em sua frente um tema que não é dos mais fáceis. Defender uma tese sobre VIOLÊNCIA SIMBÓLICA exige alto grau de compreensão de uma cultura de disseminação de falas, inicialmente inocentes, mas que contaminam o indivíduo com ideias perigosas: submissão, baixa autoestima, fracasso, isolamento e, o pior, conformismo. Ele obteve nota MIL e vamos entender o porquê: Competência 1 – Na linha 23, ele errou a regência do verbo visar (transitivo indireto quando significa “objetivar”), mas ele colocou como transitivo direto. Na linha 7, não há um erro; apenas o aconselhei a generalizar e escrever “é indispensável ação conjunta”, pois o artigo “a” especifica uma dada circunstância, mas não havia uma ação determinada e anteriormente exposta. Na linha 24, sugeri a regência com preposição “de” depois de valorização, mas não considerei erro, pois já existem gramáticos admitindo a preposição “a” para o substantivo valorização. Competência 2 – Para o estudante obter nota máxima, ele precisa de três elementos: 1) Abordar o tema por inteiro, ou seja, tratar da violência simbólica e mostrar como o combate a ela pode promover a valorização das diferenças. Ele fez isso. 2) Fazer uma dissertação (texto com introdução, desenvolvimento e conclusão por proposta interventiva). Como a leitura indicará, ele fez isso. 3) Usar repertório legitimado, pertinente e produtivo. Com toda a certeza, foi o que ele fez. Competência 3 – O texto tem um projeto, é autoral e trouxe uma excelente seleção de ideias, além de estar organizado, claro, lógico e objetivo. Parabéns ao aluno. Competência 4 – O repertório coesivo do Arthur é variado e pertinente. Todas as ideias estão bem organizadas e coesivamente estabelecidas. Competência 5 - A conclusão merece aplausos. Ele apresentou o Governo Federal e a Sociedade Civil Organizada como agentes para solucionar o problema desenvolvido ao longo do texto. Além disso, ele mostra o modo com que as ações devem ser colocadas em prática e encerra com o efeito que se espera. Enfim, fez duas propostas perfeitas. OBSERVAÇÃO: Texto MIL não é perfeito. Texto MIL agora não é significado de MIL no ENEM. Pé no chão, humildade e concentração... são esses os ingredientes para todos vocês. Parabéns, Arthur. Continue focado e vai dar tudo certo.