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Depoimentos

“Primeiramente, o que me levou a entrar no curso foi a minha nota no enem 2012 - 540. Foi um tanto quanto chocante ver essa nota, e assim percebi que eu não tinha a mínima noção de como fazer uma boa dissertação. Então, como 2013 seria um ano decisivo para mim ( afinal estava entrando no 3º ano do ensino médio) decidi me dedicar a redação. Infelizmente, não consegui vaga para o primeiro semestre só para o segundo. No segundo semestre , entrei na turma da Profª : Daniela e realmente me dediquei ao curso. O dia 03 de janeiro de 2014 foi o "dia da colheita" , no qual tive como fruto um 940 na redação. Sei que por conta própria eu não alcançaria este resultado. Portanto, muito obrigada a toda a equipe do curso Suzana Luz. Sem vocês a minha aprovação em Medicina na UFMT não seria possível. Mais umas vez, muito obrigada !!”
Júlia Maria Silva Moreira
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Dicas

10 formas de começar um texto dissertativo (1)

1. A apresentação direta de seu ponto-de-vista ou argumento básico:

“A convivência com um dependente de álcool ou drogas, além de todos os seus reveses, também pode se tornar um vício poderoso, uma doença. Mães, mulheres e irmãos de dependentes costumam assumir para si a tarefa de consertar a ovelha negra da família. Quando dão por si, passaram a viver em função do problema alheio. Ora se comportam como salvadores, ora assumem o papel de vítima, ora cooperam e alimentam ainda mais o vício.”

2. A própria indagação do tema, transformando-o em interrogação e/ou fazendo perguntas sobre ele:

“Será que existem fatos ( não preconceitos ) a confirmarem a inépcia ou mesmo a inferioridade de certas raças, estacionadas durante o processo evolutivo, a meio caminho entre o animal e o homem? São perguntas, não afirmações. Mas, por que admitiríamos, no plano individual, a existência de gênios e retardados e tememos fazê-lo no plano racial?”

(Emir Calluf, Gazeta do Povo)

3. Uma definição do tema a ser questionado:

“A gíria é um patrimônio comum, é um instrumento de comunicação que parece imprescindível, sobretudo, para a juventude. Até mesmo as gerações que a condenavam acabaram por assimilar algumas expressões de maior ocorrência.”

(Thaís Montenegro Chinellato)

4. Uma análise do tema, um esquema de suas partes ( que, geralmente, serão questionadas uma a uma no desenvolvimento da redação):

“O espírito humano é por natureza curioso, reflexivo. O mundo que o instiga a pensar deve também instigá-lo a desafiar, criticar e questionar as idéias que a coletividade e a sua cultura oferecem. Trabalhamos idéias quando escrevemos.”

(Wendel Johnson)

5. Usando dados da História:

Desde que aprendeu a manejar o fogo e a roda, o homem passou a gerar uma força produtiva, a qual desencadeou as invenções, as conquistas e o progresso. Mas essa produtividade prejudicou o relacionamento entre os povos, assim como entre patrão e empregado, no domínio pela tecnologia e na exploração da mão-de-obra.

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