E-mail:  Senha:
Locação de salas
para cursos
Saiba mais e agende

Depoimentos

“Depois de tanto ficar indeciso ao iniciar as redações, aqui estou sem saber por onde começar kkkk... os agradecimentos são muitos! Eu comecei o curso em 2014 (no 3ão) na turma da professora Mirian e logo senti melhoras significativas nos meus textos devido à prática constante de uma redação por semana. No início realmente não foi fácil, pois a professora sempre pedia que fossem feitas leituras sobre o tema antes de escrever cada redação, mas o meu fraco interesse em ler dificultava o processo. Entretanto, essa cobrança da professora me ajudou não só nos textos, mas com o passar do tempo foi fundamental para retomar em mim o gosto pela leitura. Apesar do esforço e consequente crescimento nos dois semestres de 2014, a nota no Enem não foi a esperada devido ao nervosismo que tive no momento da prova - deu branco :( ...Não desanimei e segui firme em 2015, dessa vez fazendo aula de interpretação de textos também, o que me dava um direcionamento muito importante na análise das questões do Enem, além de contribuir com as redações. Enquanto isso, os textos continuaram evoluindo e as leituras ficando cada vez mais intensas! Na reta final, eu percebi que as redações fluíam melhor, já que eu lia com mais afinco e conseguia utilizar melhor os conhecimentos adquiridos. E então o Enem veio e com muito mais calma ele foi feito... Aconteceu que um 960 apareceu lá e eu fiquei doido!!!!!!!!!!! Foi felicidade que não cabia em mim! Era como se eu tivesse completado a maratona... aquela dura, longa, sofrida, dedicada, mas acima de tudo gratificante! Por isso o meu muuuuito obrigado a esse curso que me deu lições de redação sim, mas me fez uma pessoa melhor, um leitor melhor e um cidadão melhor! Fui aprovado em Engenharia Civil na UFMT, o que eu tanto sonhava... e isso só foi possível com o auxílio do Curso de Redação (e vida) Suzana Luz!”
Jonas Magalhães Bessa
Ver mais
Deixe o seu depoimento sobre os cursos

Convite para Alunos de Cáceres e Araputanga

Dicas

O que é dissertação

Passos para escrever um texto dissertativo

A todo instante nos deparamos com situações que exigem a exposição de ideias, argumentos e pontos de vista, muitas vezes precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto.
Em muitas situações somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar.

Mas o que é dissertar?

Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.

A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto.
A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.

Passos para escrever o texto dissertativo

O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar.
Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto.
Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

- Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas.
Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão.

- Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.

- Conclusão: É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.

Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, não são isoladas.

A produção de textos dissertativos está ligada à capacidade argumentativa daquele que se dispõe a essa construção.

É importante destacar que a obtenção de informações, referentes aos diversos assuntos, seja por intermédio da leitura, de conversas, de viagens, de experiências do dia e dia e dos mais variados veículos de informação pode sanar a carência de informações e consequentemente dar suporte ao produzir um texto.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Conteúdo relacionado

Comentário à redação do ENEM 2015 Comentários à Redação do Enem 2014
Vírgula antes da conjunção E SÓ SE APRENDE A ESCREVER, ESCREVENDO
COMENTÁRIO REDAÇAO ENEM 2013 Saiba quais são as habilidades que o Enem exige do candidato
EÍSMO - A nova onda redutora A Argumentação
A estrutura dissertativa Sabores ou amargores
10 formas de começar um texto dissertativo (1) 10 formas de começar um texto dissertativo (2)