E-mail:  Senha:
Locação de salas
para cursos
Saiba mais e agende

Depoimentos

“O que dizer do curso de redação da Suzana Luz? Aquele curso que todos querem fazer? Aquele curso que os alunos aprovados nos vestibulares fizeram? Corra que as vagas estão acabando? Essas são algumas das perguntas que ouvia antes de iniciar um semestre como aluno do curso de redação da Suzana Luz em 2010. Neste ano, estava passando por um período bem difícil da minha vida, e seria mais difícil ainda se eu não fizesse uma boa redação no "novo ENEM". E não é que mesmo com as broncas e puxões de orelha fazer redações se tornou algo muito divertido? A metodologia usada em suas aulas e correções criteriosas exigiu muito da minha escrita, ainda bem! Sem falar da excelente didática! A diferença das minhas redações antes e depois do curso foi notável, uma evolução muito satisfatória! Enfim, no dia "D" consegui fazer uma boa redação no ENEM e ser aprovado. Hoje posso dizer que estou no 3º ano de Medicina de uma Universidade Federal, e devo grande parte de todo esse meu sucesso a Suzana Luz. Sou muito grato por toda ajuda, conselhos, broncas, incentivos e tudo mais! Fala sério, quando alunos que já estão na faculdade fazem um depoimento pra uma professora de redação é porque tem que ter sido muito bom né? #Ficadica pessoal! Desejo sempre muito sucesso pra você e toda sua equipe Suzana! Abraços do seu ex-aluno!”
Leonardo de Souza Fernandes
Ver mais
Deixe o seu depoimento sobre os cursos

Convite para Alunos de Cáceres e Araputanga

Dicas

O que é dissertação

Passos para escrever um texto dissertativo

A todo instante nos deparamos com situações que exigem a exposição de ideias, argumentos e pontos de vista, muitas vezes precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto.
Em muitas situações somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar.

Mas o que é dissertar?

Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.

A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto.
A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.

Passos para escrever o texto dissertativo

O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar.
Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto.
Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

- Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas.
Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão.

- Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.

- Conclusão: É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.

Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, não são isoladas.

A produção de textos dissertativos está ligada à capacidade argumentativa daquele que se dispõe a essa construção.

É importante destacar que a obtenção de informações, referentes aos diversos assuntos, seja por intermédio da leitura, de conversas, de viagens, de experiências do dia e dia e dos mais variados veículos de informação pode sanar a carência de informações e consequentemente dar suporte ao produzir um texto.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Conteúdo relacionado

Comentário à redação do ENEM 2015 Comentários à Redação do Enem 2014
Vírgula antes da conjunção E SÓ SE APRENDE A ESCREVER, ESCREVENDO
COMENTÁRIO REDAÇAO ENEM 2013 Saiba quais são as habilidades que o Enem exige do candidato
EÍSMO - A nova onda redutora A Argumentação
A estrutura dissertativa Sabores ou amargores
10 formas de começar um texto dissertativo (1) 10 formas de começar um texto dissertativo (2)