E-mail:  Senha:
Locação de salas
para cursos
Saiba mais e agende

Depoimentos

“Depois de tanto ficar indeciso ao iniciar as redações, aqui estou sem saber por onde começar kkkk... os agradecimentos são muitos! Eu comecei o curso em 2014 (no 3ão) na turma da professora Mirian e logo senti melhoras significativas nos meus textos devido à prática constante de uma redação por semana. No início realmente não foi fácil, pois a professora sempre pedia que fossem feitas leituras sobre o tema antes de escrever cada redação, mas o meu fraco interesse em ler dificultava o processo. Entretanto, essa cobrança da professora me ajudou não só nos textos, mas com o passar do tempo foi fundamental para retomar em mim o gosto pela leitura. Apesar do esforço e consequente crescimento nos dois semestres de 2014, a nota no Enem não foi a esperada devido ao nervosismo que tive no momento da prova - deu branco :( ...Não desanimei e segui firme em 2015, dessa vez fazendo aula de interpretação de textos também, o que me dava um direcionamento muito importante na análise das questões do Enem, além de contribuir com as redações. Enquanto isso, os textos continuaram evoluindo e as leituras ficando cada vez mais intensas! Na reta final, eu percebi que as redações fluíam melhor, já que eu lia com mais afinco e conseguia utilizar melhor os conhecimentos adquiridos. E então o Enem veio e com muito mais calma ele foi feito... Aconteceu que um 960 apareceu lá e eu fiquei doido!!!!!!!!!!! Foi felicidade que não cabia em mim! Era como se eu tivesse completado a maratona... aquela dura, longa, sofrida, dedicada, mas acima de tudo gratificante! Por isso o meu muuuuito obrigado a esse curso que me deu lições de redação sim, mas me fez uma pessoa melhor, um leitor melhor e um cidadão melhor! Fui aprovado em Engenharia Civil na UFMT, o que eu tanto sonhava... e isso só foi possível com o auxílio do Curso de Redação (e vida) Suzana Luz!”
Jonas Magalhães Bessa
Ver mais
Deixe o seu depoimento sobre os cursos

Convite para Alunos de Cáceres e Araputanga

Dicas

4 formas de CONCLUSÃO dissertativa

1. Através de resumo:

“O relacionamento familiar tem suas particularidades, mas a maioria dos pais revelam que, além das preocupações já mencionadas, sentem-se sufocados com as exigências materiais dos jovens, que comprometem o orçamento doméstico de tal forma, que eles não têm outra alternativa, a não ser adiar seus próprios sonhos.”

(Nilce Rezende Fernandes. Estado de Minas)

O produtor retoma, resumidamente, aquilo que explorou durante o texto.


2. Através de uma proposta:

“Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas desta vez com nossos próprios olhos.”

(Stephen Kanitz - Veja)

O autor faz uma (ou várias ) sugestões daquilo que deve ser feito para transformar a realidade apontada durante o restante do texto.
O verbo “vamos” apareceu três vezes. Recurso argumentativo e não como mera repetição.


3. Através de um questionamento:

“Quem é que vai pôr freios nessa gente, gentinha, gentalha? Quem sabe uma mudança na legislação que retire deles a proteção da idade, transformando-os em responsáveis por seus atos e, portanto, passíveis de cadeia, fizesse algum bem. Se os pais não cuidam deles, chamem a polícia...”

(Cézar Giobbi)

O autor parte de um questionamento para encerrar seu raciocínio.


4. Através de uma constatação que ainda não apareceu no restante do texto:

“De todas as grandes regiões do mundo, a África abaixo do Sahara é a que determina o século nas mais dolorosas condições, a não ser nos filmes de leões para o circo da televisão, onde o negro só aparece para segurar a câmara do branco, como antes segurava os rifles no safári.”

(David Lerer)

 

 

Conteúdo relacionado

Comentário à redação do ENEM 2015 Comentários à Redação do Enem 2014
Vírgula antes da conjunção E SÓ SE APRENDE A ESCREVER, ESCREVENDO
COMENTÁRIO REDAÇAO ENEM 2013 Saiba quais são as habilidades que o Enem exige do candidato
EÍSMO - A nova onda redutora O que é dissertação
A Argumentação A estrutura dissertativa
Sabores ou amargores 10 formas de começar um texto dissertativo (1)