E-mail:  Senha:
Locação de salas
para cursos
Saiba mais e agende

Depoimentos

“O Curso de Redação Suzana Luz foi um grande presente de Deus na minha vida. Com esta família descobri, dentre muitos conteúdos teóricos, o prazer que a leitura e, em especial, a escrita proporcionam. A construção de um texto dissertativo-argumentativo é trabalhada em sala de aula com grande excelência, atendendo às expectativas dos alunos. Contudo, o diferencial, em minha opinião, baseia-se no tratamento fornecido a cada um. Você não se sente como se fosse mais um aluno, pois toda família, desde o primeiro dia de aula, se esforça ao máximo para te acolher. O seu sonho é respeitado e torna-se o foco de toda equipe. Durante dois anos, tive o prazer de ser aluno da minha querida professora Suzana, tendo eu me apaixonado por sua didática e por seu modo de ser atenciosa e durona comigo; além de receber dos corretores e dos educadores do curso de Exatas grande ajuda. Todos foram importantes na conquista de uma boa média e o sonhado 980 na redação do ENEM. Nunca vi uma família tão empenhada em capacitar seus alunos-filhos para concretizar os seus objetivos. Este aspecto é o motivo da minha grande admiração e gratidão pela Su e por toda equipe. Eles, literalmente, lutaram ao meu lado durante toda batalha até alcançar o sonho de ingressar em Medicina na UFMT. Deixo, já com saudades, o meu muito obrigado!”
Rafael França Vidal
Ver mais
Deixe o seu depoimento sobre os cursos

Convite para Alunos de Cáceres e Araputanga

Dicas

4 formas de CONCLUSÃO dissertativa

1. Através de resumo:

“O relacionamento familiar tem suas particularidades, mas a maioria dos pais revelam que, além das preocupações já mencionadas, sentem-se sufocados com as exigências materiais dos jovens, que comprometem o orçamento doméstico de tal forma, que eles não têm outra alternativa, a não ser adiar seus próprios sonhos.”

(Nilce Rezende Fernandes. Estado de Minas)

O produtor retoma, resumidamente, aquilo que explorou durante o texto.


2. Através de uma proposta:

“Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas desta vez com nossos próprios olhos.”

(Stephen Kanitz - Veja)

O autor faz uma (ou várias ) sugestões daquilo que deve ser feito para transformar a realidade apontada durante o restante do texto.
O verbo “vamos” apareceu três vezes. Recurso argumentativo e não como mera repetição.


3. Através de um questionamento:

“Quem é que vai pôr freios nessa gente, gentinha, gentalha? Quem sabe uma mudança na legislação que retire deles a proteção da idade, transformando-os em responsáveis por seus atos e, portanto, passíveis de cadeia, fizesse algum bem. Se os pais não cuidam deles, chamem a polícia...”

(Cézar Giobbi)

O autor parte de um questionamento para encerrar seu raciocínio.


4. Através de uma constatação que ainda não apareceu no restante do texto:

“De todas as grandes regiões do mundo, a África abaixo do Sahara é a que determina o século nas mais dolorosas condições, a não ser nos filmes de leões para o circo da televisão, onde o negro só aparece para segurar a câmara do branco, como antes segurava os rifles no safári.”

(David Lerer)

 

 

Conteúdo relacionado

Comentário à redação do ENEM 2015 Comentários à Redação do Enem 2014
Vírgula antes da conjunção E SÓ SE APRENDE A ESCREVER, ESCREVENDO
COMENTÁRIO REDAÇAO ENEM 2013 Saiba quais são as habilidades que o Enem exige do candidato
EÍSMO - A nova onda redutora O que é dissertação
A Argumentação A estrutura dissertativa
Sabores ou amargores 10 formas de começar um texto dissertativo (1)