E-mail:  Senha:
Locação de salas
para cursos
Saiba mais e agende

Depoimentos

“O curso de Redação foi simplesmente muito importante para mim. Fiz 2 anos de curso e senti muita mudança em meus textos. No começo, recebi tantos vermelhos, tantos argumentos clichês e eu me perguntava: " Quando irei ganhar um adesivo? Quando irei escrever uma redação que irá agradar minha professora PRIII?" Eu só sei que foram muitas lamentações, muita leitura conforme ela pedia, muitos documentários assistidos...e, assim, aos poucos, a redação foi melhorando. Claro que o caminho não foi fácil e até mesmo neste primeiro semestre de 2015 eu estava sentindo muita dificuldade nos temas e não estava encaixando direito as argumentações. Porém, com dedicação, esforço e muita paciência tudo dá certo, sendo incluso o SONHO. E, a redação foi essencial para eu conseguir ingressar no curso dos meus sonhos. Obrigadaaaaa. Eu só tenho a agradecer! ”
Karine Graziele Soares Magalhães
Ver mais
Deixe o seu depoimento sobre os cursos

Convite para Alunos de Cáceres e Araputanga

Dicas

10 formas de DESENVOLVIMENTO dissertativo (2)

6. Desenvolvimento por contra-argumentação:

“Na medida em que a caça é proibida no Brasil, não se pode admitir a existência de uma Associação Brasileira de Caça nem de lojas de caça e pesca. Um novo capítulo da Constituição brasileira proíbe essas atividades. Caça não é esporte, porque esporte pressupõe igualdade de condições entre os contendores, um conhecimento prévio, de ambas as partes, das regras do jogo, e a existência de um juiz que faça cumprir essas regras.”

(Cacilda Lanuza)

O autor parte de um outro texto e passa a refutá-lo.

7. Desenvolvimento por Dados históricos:

“Em 16 de Abril de 1945, 2 milhões e meio de soldados soviéticos, apoiados por 42.000 canhões, 6.250 carros de assalto e 7.500 aviões, iniciaram o ataque à cidade, dominada por nazistas. No dia 30, a bandeira vermelha da vitória, com a foice e o martelo, ondulou sobre o Reichstag. Metade dos edifícios estava destruída. Dos 4,3 milhões de habitantes, restavam 2,5 milhões, famintos e ameaçados por epidemias.”

(Caros Amigos, Outubro de 1999, pg. 26)

Com o intuito de convencer, o autor busca dados históricos que sustentem seu ponto de vista.

8. Desenvolvimento por definição:

“O humor, numa concepção mais exigente, não é apenas a arte de fazer rir. Isso é comicidade, ou qualquer outro nome que se escolha. Na verdade, humor é uma análise crítica do homem e da vida. Uma análise não obrigatoriamente comprometida com o riso, uma análise desmistificada, reveladora, cáustica. Humor é uma forma de tirar a roupa da mentira, e o seu êxito está na alegria que ele provoca pela descoberta inesperada da verdade.”

(Ziraldo)

O produtor do texto define o tema abordado com o intuito de buscar a adesão de leu leitor.

9. Desenvolvimento através de questionamentos:

“Será muito pedir justiça? Será muito ansiar pelo fim da impunidade? Será muito almejar a intimidação das bestas abancadas no poder e das que articulam se abancar para encher de horror a humanidade?”

(Ricardo Brisolla Balestreri)

O desenvolvimento lógico surge através de uma seqüência de questionamentos.

10. Desenvolvimento por Dados estatísticos:

“No período entre 1920 e 1972, a United States Steel, sob o nome de Companhia Meridional de Mineração, exauriu o minério de bom teor de manganês do morro da mina, em Conselheiro Lafaiete, MG. Extraiu 14 milhões de toneladas de minério bruto, dos quais 13 milhões foram transmigrados para o país sede da empresa, ficando no Brasil o buraco.”

(J.W. Bautista Vidal)

O dado estatístico serve para ilustrar o que foi falado anteriormente pelo produtor do texto.

Conteúdo relacionado

Comentário à redação do ENEM 2015 Comentários à Redação do Enem 2014
Vírgula antes da conjunção E SÓ SE APRENDE A ESCREVER, ESCREVENDO
COMENTÁRIO REDAÇAO ENEM 2013 Saiba quais são as habilidades que o Enem exige do candidato
EÍSMO - A nova onda redutora O que é dissertação
A Argumentação A estrutura dissertativa
Sabores ou amargores 10 formas de começar um texto dissertativo (1)