E-mail:  Senha:
Locação de salas
para cursos
Saiba mais e agende

Depoimentos

“O curso de Redação foi simplesmente muito importante para mim. Fiz 2 anos de curso e senti muita mudança em meus textos. No começo, recebi tantos vermelhos, tantos argumentos clichês e eu me perguntava: " Quando irei ganhar um adesivo? Quando irei escrever uma redação que irá agradar minha professora PRIII?" Eu só sei que foram muitas lamentações, muita leitura conforme ela pedia, muitos documentários assistidos...e, assim, aos poucos, a redação foi melhorando. Claro que o caminho não foi fácil e até mesmo neste primeiro semestre de 2015 eu estava sentindo muita dificuldade nos temas e não estava encaixando direito as argumentações. Porém, com dedicação, esforço e muita paciência tudo dá certo, sendo incluso o SONHO. E, a redação foi essencial para eu conseguir ingressar no curso dos meus sonhos. Obrigadaaaaa. Eu só tenho a agradecer! ”
Karine Graziele Soares Magalhães
Ver mais
Deixe o seu depoimento sobre os cursos

Convite para Alunos de Cáceres e Araputanga

Dicas

10 formas de DESENVOLVIMENTO dissertativo (1)

1. Desenvolvimento enumerativo:

“Há três métodos pelos quais pode um homem chegar a ser primeiro-ministro. O primeiro é saber, com prudência, como servir-se de uma pessoa, de uma filha ou de uma irmã; o segundo, como trair ou solapar os predecessores; e o terceiro, como clamar, com zelo furioso, contra a corrupção na corte. Mas um príncipe discreto prefere nomear os que se valem do último desses métodos, pois os tais fanáticos sempre se revelam os mais obsequiosos e subservientes à vontade e às paixões do amo.”

(Jonathan Swith. Viagens de Gulliver)

2. Desenvolvimento por exemplificação:

“Em certas sociedades, o sistema de alianças, que fundamenta as relações de parentesco sobre as quais a comunidade está organizada, exige que a criança seja levada, ao nascer, à irmã do pai, que deverá responsabilizar-se pela vida e educação da criança. Em outras, o sistema de parentesco exige que a criança seja entregue à irmã da mãe. Nos dois casos, a relação da criança é estabelecida com a tia por aliança e não com a mãe biológica. Se assim é, como fica a afirmação de que as mulheres amam naturalmente os seus filhos e que é desnaturada a mulher que não demonstrar esse amor?”

(Marilena Chauí)

3. Desenvolvimento por causa e conseqüência:

“Os historiadores brasileiros mostram que, por razões econômicas, a elite dominante do século XIX considerou mais lucrativo realizar a abolição da escravatura e substituir os escravos africanos pelos imigrantes europeus. Essa decisão fez com que o mercado de trabalho fosse ocupado pelos trabalhadores brancos imigrantes e que a maioria dos escravos libertados ficasse no desemprego, sem habitação, sem alimentação e sem qualquer direito social, econômico e político.”

(Marilena Chauí)

4. Desenvolvimento por citação:

“Escrevendo sobre a teoria da linguagem, o lingüista Hjelmslev afirma que “a linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos”, sendo o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos...”

(Marilena Chauí)

5. Desenvolvimento por comparação:

“Existem várias diferenças culturais entre os Estados Unidos e o Brasil: nas relações entre os governantes e a nação, no Brasil, por exemplo, predomina a idéia de que aqueles seriam os “donos” do país, podendo fazer o que quiserem (como criar novos impostos todos os anos, trocar de moeda, etc.), enquanto nos Estados Unidos - e mais recentemente no Japão, após a derrota na Segunda Guerra e a adoção de novos valores - predomina a visão de que os governantes são apenas funcionários públicos, mesmo que importantes, que somente existem para servir aos cidadãos.”

(J. Willian Vessentini)

Conteúdo relacionado

Comentário à redação do ENEM 2015 Comentários à Redação do Enem 2014
Vírgula antes da conjunção E SÓ SE APRENDE A ESCREVER, ESCREVENDO
COMENTÁRIO REDAÇAO ENEM 2013 Saiba quais são as habilidades que o Enem exige do candidato
EÍSMO - A nova onda redutora O que é dissertação
A Argumentação A estrutura dissertativa
Sabores ou amargores 10 formas de começar um texto dissertativo (1)